Publicado em: segunda-feira, 24/10/2011

Pesquisa aponta que quem tem mais amigos no Facebook possui cérebro maior

As redes sociais estão constantemente sendo objeto de estudos para estudantes e pesquisadores. Um desses estudos foi feito na University College of London, que mostram resultados curiosos em suas pesquisas. Os estudiosos decidiram analisar quais são os efeitos da internet e das redes sociais no copo humano.

Eles descobriram que quanto mais amigos você possui no Facebook, maior é o seu cérebro. A pesquisa teve como base 125 estudantes da própria universidade, e todos eles possuem páginas no Facebook. O estudo mostrou que as pessoas que têm maior popularidade possuem também uma parte do sistema nervoso maior do que as demais pessoas. Essa parte é a massa cinzenta.

Esta pesquisa vai contra o que muitos pensam que gastar o tempo com redes sociais e internet pode ser algo negativo para o desenvolvimento do indivíduo. A massa cinzenta é a região responsável pelo processamento de informações, principalmente com relação a respostas emocionais e memória. O estudo mostra que há diferença também em outras partes do cérebro. Uma delas é a temporal direita.

Porém, os estudiosos não sabem dizer se o aumento de certas regiões cerebrais é uma consequência ou uma causa para o elevado número de amigos que a pessoa possui no Facebook. O primeiro autor da pesquisa, Ryota Kanai, afirma que o estudo pode servir como base para outras pesquisas do gênero. Ele acredita que o tempo mostrará se a internet e as redes sociais realizam alguma interferência no cérebro humano.