terça-feira, abril 23, 2024
HomePolíticaPesquisa aponta que quem dorme menos se alimenta com comida mais calórica

Pesquisa aponta que quem dorme menos se alimenta com comida mais calórica

De acordo com uma nova pesquisa, publicada nesta semana durante o encontro da Associação Americana do Coração, na cidade de San Diego, nos Estados Unidos, dormir pouco pode ser mais prejudicial à saúde do que o simples cansaço no dia seguinte. O estudo mostra que quem dorme cerca de uma hora e vinte minutos a menos do que as outras pessoas está mais propensa a comer 549 calorias a mais, o mesmo que um sanduíche de redes fast-food.

Mesmo que o grupo que participou da pesquisa conte com apenas 17 pessoas, outras pesquisas já haviam demonstrado que existe uma relação entre obesidade e problemas de sono. A última pesquisa analisou determinados hábitos dos participantes, como número de horas dormidas durante o período de experimento, atividades físicas desenvolvidas neste período e quantidade e qualidade dos alimentos consumidos.

Um fato que chamou a atenção dos pesquisadores foi que o hábito alimentar das pessoas que dormiram normalmente não foi alterado, enquanto o grupo que dormiu menos apresentou mudanças na hora de comer. Pesquisas mais antigas já diziam que a quantidade de comida consumida é afetada quando se dorme pouco porque há redução de um hormônio chamado leptina, que diminui o apetite, enquanto a grelina, também chamada de hormônio da fome, é produzida em maior quantidade.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias