Publicado em: sexta-feira, 25/11/2011

Pesquisa aponta que partido de Putin deve perder cadeiras no Parlamento russo

O partido ‘Rússia Unida’, do qual faz parte o primeiro-ministro russo Vladimir Putin, deverá perder cadeiras no Parlamento nas próximas eleições, realizadas no dia 4 de dezembro, de acordo com uma pesquisa divulgada hoje (25) pelo Centro Levada.

De acordo com esse levantamento, o partido deve eleger 252 ou 253 dos 450 deputados que concorrem. Atualmente, o partido conta com 315 deputados na bancada. A pesquisa também indica que o Partido Comunista conseguira formar a segunda maior bancada, com 94 deputados.

O diretor do Instituto, Lev Gudkov, afirmou que o eleitorado admite o domínio do Rússia Unida no cenário político, mas o tem considerado com fracas propostas. “O Rússia Unida está realizando uma campanha eleitoral bastante fraca. Ele realmente não tem programa”, declarou.

Nesta sexta-feira (25), a Câmara Baixa do Parlamento aprovou uma medida para a definição da próxima eleição, no dia quatro de março. Putin será o candidato do partido, com vitória praticamente garantida. “Ele vai ganhar facilmente no primeiro turno porque o campo político está administrado e os adversários foram postos de lado”, acredita Gudkov.