quinta-feira, abril 25, 2024
HomeEducaçãoPesquisa aponta que 44% dos alunos das federais são das classes C,D...

Pesquisa aponta que 44% dos alunos das federais são das classes C,D e F

Uma pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) indicou que 44% dos estudantes que estão matriculados nas unidades federais do país pertencem às classes C, D e E. O maior percentual de alunos está na região Norte (69%) e Nordeste (52%). A mostra partiu da seleção dos estudantes matriculados em cursos presenciais de graduação no segundo semestre de 2009.

O levantamento também mostrou que metade dos alunos estudou exclusivamente na rede de ensono público (44,8%) ou ainda cursou a maior parte do ensino médio em escola pública (5,6%). Ao todo, 43,36% dos estudantes cursaram todo o ensino médio em escolas particulares e 7,24% fez a maior parte do ensino na rede privada.

Os alunos da classe A representam 15% do universos total, tendo a maior concentração na região Centro-Oeste (22%). O menor índice foi registrado na região Norte, com apenas 6,3% dos estudantes pertencentes a classe A.

A mostra também indicou que acima de questões como oportunidades no mercado de trabalho, os estudantes são levados a concorrer a uma vaga em cursos federais principalmente pela gratuidade e qualidade do ensino, associados também à aptidões e realizações pessoais, além da conquista de um diploma de nível superior.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias