Publicado em: sábado, 20/10/2012

Pesquisa aponta Haddad com vantagem de 17 pontos sobre Serra

Pesquisa aponta Haddad com vantagem de 17 pontos sobre SerraFalta pouco mais de uma semana para o segundo turno das eleições na cidade de São Paulo e Fernando Haddad do PT, está com 17 pontos a mais do que o seu concorrente José Serra do PSDB.

Segundo dados do Datafolha em pesquisa realizada ontem (18), Haddad foi escolhido por 49% das pessoas questionadas, e 32% preferiram Serra. A quantidade de Brancos e nulos atinge 10%. Outros 9% se declararam indecisos sobre o candidato que escolherão para a prefeitura paulistana.

Analisando apenas os votos válidos, o petista tem uma vantagem ainda maior sobre o candidato Tucano, 60% para Haddad, contra 40% para Serra.

Esta pesquisa aponta que o índice de pessoas que rejeitam Serra aumentou, na pesquisa final do instituto no primeiro turno, a quantidade de pessoas que apontavam que não votariam no tucano era de 42%, agora o índice atinge 52%.

Pela primeira vez no pleito, mais do que metade dos eleitores da capital paulista dissem rejeitar o tucano. Na eleição de 1992, dois candidatos chegaram ao segundo turno tendo índices maiores do que este. Há 4 anos atrás, Paulo Maluf (PP) tinha 59% de rejeição. E no ano 2000, Fernando Collor (PRTB) chegou a ter 62%.

O instituto apontou que Haddad tem preferencia dos eleitores que optaram por Celso Russomanno (PRB) ou Gabriel Chalita (PMDB) durante a primeira fase da eleição.

Entre os que votaram em Russomanno, que teve 21,6% dos votos válidos no primeiro turno, Haddad vence Serra por 53% a 20%. Entre os que escolheram Chalita, que obteve 13,6% dos válidos, o petista é a opção de 50%, contra 26% do tucano. Enquanto Chalita anunciou que apoiaria Haddad, Russomanno declarou que ficaria neutro.

Foram ouvidos 2.098 eleitores quarta e quinta-feira. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.