Publicado em: domingo, 02/02/2014

Pesquisa afirma que o bom colesterol também pode se tornar ruim

Pesquisa afirma que o bom colesterol também pode se tornar ruimUma pesquisa realizada recentemente por médicos americanos afirma que o que chamamos de bom colesterol, pode não ser assim tão bom como imaginamos. Este também apresenta o seu lado perigoso, o que pode ser crucial para o entupimento de artérias e consequentemente a ocorrência de ataques cardíacos.

Os estudos recentes sobre o assunto vem causando muitas polêmicas, já que anteriormente às mesmas a lipoproteína de alta densidade (HDL, sigla em inglês americano), ou colesterol bom, era conhecido como um forte componente para manter as artérias limpas e manter a saúde do coração.

Atualmente, várias pesquisas e estudos estão sendo direcionados para essa área, com o intuito de entender se o colesterol que antes fora considerado bom, realmente pode mudar de lado e atingir negativamente o organismo dos seres humanos. Como prova disso, vale destacar outro estudo que foi realizado no centro médico acadêmico Cleveland Clinic, por um grupo de médicos no estado de Ohio. Estes, chegaram à conclusão de que com o passar do tempo o colesterol bom pode se tornar anormal, o que possibilita o entupimento de artérias.

A lipoproteína de baixa densidade, ou então o colesterol ruim, é considerado assim pois é depositado nas paredes das artérias, o que com o tempo pode ocasionar a formação de placas duras, que se entupidas podem resultar em infartos e outros acidentes cardiovasculares. Já o colesterol bom é aquele que é enviado para o fígado, e por isso, até então, era considerado bom.

Os médicos e profissionais de todo o mundo que estão envolvidos com os recentes estudos do colesterol ruim alertam que até a confirmação dessa tese e a realização de estudos mais aprofundados no tema os indivíduos devem ficar atentos e manter suas alimentações da forma mais saudável possível, afinal, o assunto parece muito mais complexo do que parecia anteriormente.