Publicado em: quinta-feira, 13/02/2014

Pesquisa afirma que mulheres mais velhas praticam mais a corrida

Mulheres mais velhas praticam mais a corridaUma pesquisa feita pela empresa de eventos esportivos Iguana Sports, com mais de cinco mil mulheres, apontou que metade das que correm tem idade entre 35 e 45 anos. Ainda de acordo com os dados que traçam o perfil das corredoras brasileiras, a maioria delas se exercita há menos de três anos.
As mulheres que se enquadram no perfil de corredoras assíduas afirmaram também correr mais de três vezes por semana. Segundo a pesquisa ‘DNA de Corredora’, divulgada nesta quarta-feira (12), elas possuem níveis econômicos e escolares mais avançados que as demais.
Os dados apontam que 61% começaram a correr há três anos ou menos, e somente 20% praticam a atividade há mais de cinco anos. Grande parte das mulheres entrevistadas, 72%, sai para correr mais de três dias por semana.

Qualidade de vida e desafios movem as corredoras

Como parece ser uma crescente entre os brasileiros, a qualidade de vida foi apontada por quase metade das entrevistadas como principal motivo para colocar o corpo em exercício através da corrida. Outros objetivos foram ter um corpo mais bonito e o gosto pelos esportes.
Um fato curioso é que muitas delas (46%) afirmam ter um objetivo específico: completar uma prova de corrida, seja ela de 10 quilômetros, provas mais tradicionais e menos desgastantes, ou maratonas, geralmente com 42 exaustivos quilômetros. De todas as mulheres entrevistadas que praticam a corrida, somente 3% afirmou que deseja se tornar atleta profissional no esporte.
No geral, elas preferem o período da manhã para correr. Os locais mais procurados são as ruas, academias e parques. Mas a corrida não é o único hobbie das mulheres pesquisadas. Elas também praticam musculação, ciclismo, academia, dança, natação e pilates. Além de toda essa disposição, mais de 60% das mulheres garantiram seguir firmes na dieta.