Publicado em: quarta-feira, 14/03/2012

Perfil timeline do Facebook já é usado por oito milhões de marcas

O Facebook afirmou que seus esforços para que a rede social se torne um espaço na web mais atrativo e amigável para marcas de sucesso e os negócios está surtindo efeitos positivos. De acordo com a rede social de Mark Zuckerberg disse que oito milhões de marcas, entre bandas de rock e montadoras de veículos, alteraram seus perfis para o novo formato oferecido pelo Facebook em apenas dez dias que a timeline foi apresentada.

O novo formato da rede social foi divulgado em um evento de lançamento em fevereiro, em Nova York, nos Estados Unidos. Diversos executivos que utilizam a rede social, que possui 845 milhões de usuários, afirmam que os recursos oferecidos pelo Facebook permitem que suas ofertas de anúncios atinjam diferentes públicos. O diretor de estratégia Steve Baer, da agência Nova York Code and Theory, afirma que existem mensagens específicas para determinados grupos, e o novo formato permite que os anúncios cheguem a quem precisa.

Convencer empresários

Estas estratégias implantadas pela rede social de Mark Zuckerbeg são uma tentativa de aproximar o Facebook de marcas importantes de consumo mundial. Isto servirá para que o site se prepara para uma oferta pública inicial (IPO), que tem como objetivo valorar a companhia. Isto já existe há oito anos, e a valoração pode chegar a US$ 100 bilhões.

Um dos desafios enfrentados pela rede social é de conseguir convencer os empresários a apostarem seu dinheiro em anúncios no serviço, ao invés de utilizarem o Facebook somente como uma forma de se promoveram de maneira gratuita. O site está direcionando seus serviços para marcas como Dr. Pepper, que possui mais de 11 milhões de “fãs”, porém, não fez nenhum anúncio no Facebook.