Publicado em: segunda-feira, 02/07/2012

Peña Nieto vence eleições mexicanas

Neste domingo (1º) foram realizaram as eleições presidenciais no México, e o candidato do Partido Revolucionário Institucional (PRI), Enrique Peña Nieto foi o vitorioso. O resultado foi baseado em uma amostragem chamada contagem rápida. Em seu discurso, o qual fez na companhia de sua esposa, a atriz Angélica Rivera, o novo presidente mexicano afirmou que irá buscar a união e reconciliação do país.

Peña Nieto também prometeu que seu governo será responsável e moderno e que irá continuar a luta contra o crime organizado que assombra o país. No entanto, o novo presidente afirmou que este combate será feito com uma nova estratégia de redução de violência, a fim de proteger os mexicanos. O mandatário pediu a união do povo para que o México possa superar os desafios que enfrenta.

Felicitações do presidente

O novo presidente mexicano recebeu felicitações de Felipe Calderón, atual presidente do país e membro do Partido Ação Nacional (PAN). No entanto, o candidato do Partido da Revolução Democrática (PRD), Andrés Manuel López Obrador, não fez nenhum pronunciamento, e afirmou que só vai falar depois do anúncio oficial com relação ao resultado da eleição.

A contagem rápida dos votos é considerada como um confiável indicador das votações no país. Segundo a contagem realizada neste domingo, Peña Nieto totaliza 37,93% a 38,55%. Já o rival Obrador obteve entre 30,09% e 31,86%. A candidata Josefina Vázquez Mota, do partido de Calderón, contabilizou entre 25,10% e 26,03%.