Publicado em: sexta-feira, 06/07/2012

Peña Nieto é confirmado presidente do México

Nesta sexta-feira (6), o candidato Enrique Peña Nieto teve sua vitória confirmada das eleições presidenciais do México, que aconteceram no último domingo. A confirmação da vitória foi dada pela contagem oficial da autoridade eleitoral, sendo que o candidato do PRI totalizou 38,21% dos votos. Mas a esquerda do país deverá impugnar o resultado divulgado.

Andrés Manuel López Obrador, o candidato esquerdista, somou 31,58% dos votos da eleição presidencial, e, de acordo com o resultado oficial, que pode ser encontrado no endereço eletrônico do Instituto Federal Eleitoral (IFE), Josefina Vázques Mota, do Partido Ação Nacional (PAN), obteve 25,41% dos votos.

Contagem

A contagem do pleito, realizado nos 300 distritos mexicanos, somando mais 112 milhões de pessoas, começou a ser feita na quarta-feira e terminou somente nesta manhã. Por terem sido verificadas inconsistências na preliminar, uma recontagem foi feita, com quase 50% das mesas de votação apuradas. Esta medida foi determinada em 2007 na reforma eleitoral.

A divulgação da contagem preliminar foi feita no domingo, e afirmava que Peña Nieto era o vitorioso das eleições presidenciais mexicanas de 2012. O partido do candidato vencedor já comandou o país em 1929 e 2000. Na terça-feira, López Obrador solicitou ao Instituto que fosse feita uma recontagem dos votos, mas não teve sucesso.