Publicado em: sábado, 14/07/2012

Pelo menos 500 pinguins são encontrados mortos na costa do Rio Grande do Sul

Cerca de 500 pinguins foram encontrados mortos na costa do Rio Grande do Sul nesta semana. O caso aconteceu no litoral norte do estado, entre as praia de Quintão e Tramandaí. Os animais começaram a aparecer mortos na praia e por conta disto os moradores que vivem na região chamaram a Patrulha Ambiental da Polícia Militar. O Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos, conhecido como Clecimar, também foi chamado para que o caso fosse investigado com mais detalhes.

Juntas, as duas entidades fizeram o recolhimento de pelo menos 30 corpos de pinguins durante a sexta-feira, 13 de julho, para que agora seja feita a análise que possa dizer qual o motivo que levou à morte desse grande número de animais no litoral gaúcho. Vale lembrar que o estado quase sempre registra a morte de animais da espécie, mas nunca em uma quantidade tão elevada.

Isso se dá porque, durante esse período do ano, os pinguins vem da Patagônia em direção ao norte na procura por alimentos. Nesse trajeto que atinge geralmente até a região sudeste daqui do Brasil, diversos grupos da ave não conseguem completar a migração por conta do cansaço, de fome ou de doenças e são levados pela maré para as praias da região sul.

As causas da morte desses animais encontrados no Rio Grande do Sul serão investigadas por pesquisadores do Ceclimar e também da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a UFRGS. No entanto, o resultado só será divulgado daqui a um mês.