Publicado em: terça-feira, 13/08/2013

Pelo menos 20 concursos devem ser adiados para cortar gastos

Pelo menos 20 concursos devem ser adiados para cortar gastosA contenção de gastos públicos que foi anunciado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão no mês passado irá atingir os concursos públicos de diversos setores que estavam previstos para acontecer este ano. A previsão é de que deixem de ser gastos 10 bilhões de reais e por isso muitas pessoas que estavam esperando um concurso público para tentarem um bom emprego ficaram preocupados.

De acordo com a ministra Miriam Belchior, 2,5 bilhões referentes a esse corte de gastos atingirá ao setor de contratação de funcionários e, por conta disso, pelo menos 20 concursos públicos de mais de 15 instituições que estavam previstos para acontecer ainda este ano não serão realizados. No entanto, outros 20 concursos de 19 instituições já estão autorizados para acontecer ainda neste ano, mas os candidatos que forem aprovados só serão chamados para trabalhar no ano que vem.

Segundo as informações fornecidas pelo Ministério do Planejamento, os cortes nos gastos foi solicitado por parte do governo para que outros programas mais importantes, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e Minha Casa Minha Vida, por exemplo, pudessem ser mais prestigiados.

Esse corte de gastos no orçamento do Ministério do Planejamento já aconteceu outras vezes. No ano retrasado, o governo cortou metade do orçamento que era destinada para a área, fazendo que deixassem de ser criadas cerca de 22 mil vagas no governo federal.

Muitas pessoas questionam esse método de corte de despesas, já que deixar de fazer os concursos não é garantia de que cortes sejam feitos, já que a terceirização na contratação de pessoal acaba saindo mais caro para os cofres públicos.

Concursos que continuam previstos para esse ano

Confira, abaixo, algumas das instituições que continuam com a previsão de abertura de edital de concurso público ainda para este ano.

Superintendência da Zona Franca de Manaus, Cade, Ancine, FCP/Minc, DPF, IBGE, MDIC, DPRF, BD, Mapa, Anvisa, MTE, MEC, Ministério do Planejamento, INSS, Fundação Casa Rui Barbosa, Ministério da Integração Nacional, Ministério da Fazenda, Marinha.