Publicado em: terça-feira, 14/01/2014

Pelé se emociona ao ser homenageado em cerimônia da Fifa

Pelé se emociona ao ser homenageado em cerimônia da FifaConsiderado o maior jogador de futebol de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento teve papel de destaque na cerimônia de entrega da Bola de Ouro da Fifa, na última segunda-feira (13). Além de entregar o prêmio nas mãos do português Cristiano Ronaldo, eleito o melhor jogador de 2013, Pelé recebeu uma homenagem da entidade e da revista France Football, ganhando uma Bola de Ouro especial.

De acordo com o diretor da France Football, o troféu entregue a Pelé serve para acabar com a injustiça de o Rei do Futebol nunca ter ganho o prêmio. Em seu discurso, o brasileiro disse que era ‘emotivo’ e era difícil segurar o choro, e emocionado, dedicou a Bola de Ouro aos antigos companheiros de equipe e Seleção, aos fisioterapeutas e massagistas.

A Bola de Ouro criada pela revista France Football tinha como objetivo dar o prêmio ao maior jogador do continente europeu. Já a Fifa começou a entregar seu troféu, na época separado da revista, somente em 1991, quando Pelé já havia encerrado sua carreira. Como o ‘Rei’ atuou apenas por Santos e New York Cosmos, dos Estados Unidos, não poderia levar o prêmio.

Único jogador a se tornar três vezes campeão da Copa do Mundo: 1958, 1962 e 1970, Pelé subiu ao palco da Fifa pela primeira vez ao lado do ex-companheiro na conquista do bicampeonato mundial, Amarildo, e de Cafu, capitão do pentacampeonato do Brasil, em 2002, para falar sobre o futebol brasileiro. Além disso, comentou sobre suas participações em Mundiais, e ressaltou que o título da Copa de 70 foi o mais importante de sua carreira.

Presidente da Fifa exalta feitos de Pelé e justifica a homenagem

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, destacou os mais de mil gols marcados por Pelé em sua carreira (1.281 gols no total) e disse este que era o momento de homenageá-lo. O suíço ainda ressaltou que não houve nenhum outro atleta a influenciar tantos outros, como o brasileiro.