Publicado em: terça-feira, 08/10/2013

Pearl Jam libera novo disco no iTunes

Pearl Jam libera novo disco no iTunesO novo disco da banda grunge americana Pearl Jam já está disponível na internet para audição no iTunes, na busca pelo nome oficial, “Lightning Bolt”, como um cinto iluminado, em tradução livre. O álbum para audição foi liberado já no último dia 7 de outubro, já tendo também a liberação para a pré venda, sendo um álbum de canções inéditas da banda. Está previsto para o dia 15 de outubro o lançamento oficial do novo álbum.

O lançamento acontece depois da banda de Seattle ter passado três anos sem lançar nenhuma música inédita, tendo divulgado apenas em julho o primeiro single do novo álbum, a música Mind Your Manner. Músicas como “Lightning Bolt” e “Future Days” também estão sendo apresentadas nos shows da banda para divulgação, na atual turnê do Pearl Jam que circula agora nos Estados Unidos. Este é agora o décimo álbum de estúdio da banda, que tem Eddie Vedder como líder.

A sequência de álbuns começou em 1991 com Tem, depois Vs. em 1993, o Vitalogy em 1994, No Code em 1996, Yield em 1998, Binaural em 200, o Riot Act em 2002, Pearl Jam em 2006 e o último, Backspacer, em 2009. O guitarrista Mike McCready deu uma entrevista nesta semana onde declarou que o grupo passou um tempo de trabalho intenso com o produtor Brendan O`Brien, para que ficassem prontos para terminar o último álbum.

Ele ainda lembrou que o projeto do novo disco teve início há dois anos, mas que com a pressão, foi finalizado em apenas oito dias. Ele também destacou que está muito orgulhoso das composições do novo álbum, que de acordo com ele, conta com algumas faixas fantásticas, com uma mistura de U2 e Pink Floyd. No mês de agosto, os integrantes já haviam revelado nas redes sociais o nome das músicas que compõem este álbum, acompanhadas de algumas gravuras do artista plástico Don Pendleton, que ficou também responsável pela arte final da capa do CD.

A lista de músicas está composta da seguinte forma: 1. “Getaway” 2. “Mind Your Manners” 3. “My Father’s Son” 4. “Sirens” 5. “Lightning Bolt” 6. “Infallible” 7. “Pendulum” 8. “Swallowed Whole” 9. “Let The Records Play” 10. “Sleeping By Myself” 11. “Yellow Moon” 12. “Future Days”.