Publicado em: quinta-feira, 24/11/2011

PC do B informa Haddad que vai lançar Netinho de Paula a candidato a prefeito

O presidente do PC do B, Renato Rabelo, afirmou que a legenda já informou o ministro da Educação, Fernando Haddad, que também é o pré-candidato petista à prefeitura de São Paulo, que a sigla vai lançar candidatura própria para as eleições de 2012. Rabelo declarou que “já está tomada” a decisão de lançar Netinho de Paula como candidato do PC do B. O presidente do partido defende que Netinho tem popularidade na periferia da capital e condições de sair vitorioso.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, Rabelo afirmou “Netinho vai ganhando dimensão e tem apoio amplo na periferia de São Paulo. Já estamos conversando com outros partidos que querem fugir da polarização PT e PSDB”. De acordo com o presidente partidário, Haddad o procurou na quarta-feira (23) para conversar, mas não pediu que o PC do B retirasse candidatura própria para apoiar a base do PT.

“Ele apenas salientou –e nós concordamos– que é uma situação favorável para os aliados do governo federal já que o PSDB está em dificuldades e sem candidatura definida,” explicou Rabelo. Porém, o presidente do partido comunista afirmou que as legendas vão estar juntas no segundo turno. O PT e o PC do B fazem acordos não somente em São Paulo, mas também em outras capitais do país.

No caso, existe a possibilidade de o PT garantir apoio à candidata Manuela D’Ávila (PC do B) em Porto Alegre em troca do apoio do PC do B em São Paulo. Os comunistas até demonstram interesse em fechar essa aliança, mas precisam de sinais mais claros que os petistas não vão lançar nome próprio em Porto Alegre.