Publicado em: sábado, 01/09/2012

Paraolimpíadas de Londres 2012: brasileiro do levantamento de peso é eliminado por conta de doping

Paraolimpíadas de Londres 2012: brasileiro do levantamento de peso é eliminado por conta de dopingO brasileiro Bruno Carra está fora dos Jogos Paraolímpicos de Londres deste ano. Apesar de ter treinado durante anos para a competição o atleta brasileiro, que atua na disputa do levantamento de peso, foi avisado na sexta-feira, 1° de setembro, que ele foi pego no exame antidoping e por isso estaria fora do evento esportivo.

Bruno conquistou a medalha de prata no Parapan no ano passado, mas não poderá competir nas Paraolimpíadas deste ano porque o seu exame apontou o resultado positivo para a substância hidroclorotiazida, que é proibida pela organização da competição.

A eliminação do brasileiro aconteceu bem no dia em que as provas do levantamento de peso começaram. Segundo as informações fornecidas pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro, o CPB, o atleta brasileiro passou pelo exame antidoping no último dia 24 de agosto, quando já estava na Vila Paraolímpica. Bruno Carra em nanismo.

O atleta brasileiro poderá ainda levar outras punições além de ser excluído do Jogos de Londres deste ano. Ele deverá passar por um julgamento no Comitê Paraolímpico Internacional, também conhecido pela sigla IPC, e seu futuro no esporte só será decidido depois disso. O julgamento, no entanto, ainda não tem data marcada para acontecer.

A substância proibida encontrada no exame de Bruno Carra, a hidroclorotiazida, é um diurético que pode ser encontrado em alguns medicamentos utilizados para o tratamento da pressão alta. No entanto, a Agência Mundial Antidoping proíbe a substância já que o seu uso esconderia a presença de outras que fariam com que o rendimento dos atletas ficasse melhor.