Publicado em: segunda-feira, 23/04/2012

Paranaenses deixam para fazer a declaração do Imposto de Renda na última semana

Falta menos de uma semana terminar o prazo de entrega do Imposto de Renda Pessoa Física 2012 (IRPF), mas somente 46% dos paranaenses entregaram a sua declaração. Ainda falta mais da metade, segundo o Supervisor do Programa de Imposto de Renda, Vergílio Concetta. Até o final da sexta-feira, somente 718 mil foram entregues sendo que o esperado é de pelo menos 1,560 milhão. Segundo Concetta, o estado está atrás da média nacional, mas no dia 30 os dados devem fechar. Enquanto 54% dos paranaenses deixaram a declaração para a última semana, a média nacional é de 52%. Em todo o Brasil já foram recebidas 12,208 milhões das 25 milhões de declarações esperadas para este ano.

Os paranaenses que precisarem de auxílio para fazer a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2012, assim como se tiverem alguma dúvida, podem procurar os alunos de contabilidade de algumas instituições universitárias que farão plantões ao longo desta última semana em vários pontos da cidade. Os estudantes de Ciências Contábeis da Faculdade Estácio de Curitiba estarão fazendo atendimento entre os dias 23 e 25 de abril na sede da Estácio, no bairro Cristo Rei.

No período de 23 a 27 de abril, os professores de Ciências Contábeis da PUCPR também deverão auxiliar os contribuintes pela internet. Quem tiver dúvida poderá enviá-las pelo Twitter, das 17 às 18 horas, pelo perfil @PUCPR_imprensa. Nesse período os profissionais estarão disponíveis para tirar as dúvidas.

O prazo para finalizar e enviar a declaração é dia 30 de abril, até a meia-noite. Concetta ressalta que é preciso ficar atento ao prazo, pois depois desse horário já será cobrado multa, inclusive para as declarações entregues no dia 1º de maio. Ele ressaltou que a Receita não costuma prorrogar prazos e isso não deverá acontecer este ano, portanto é preciso enviar corretamente até o dia 30.