quinta-feira, abril 18, 2024
HomeBrasilParaná substitui revistas constrangedoras nas prisões por aparelho tecnológico

Paraná substitui revistas constrangedoras nas prisões por aparelho tecnológico

Paraná substitui revistas constrangedoras nas prisões por aparelho tecnológicoNesta semana, a Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná inaugurou um novo equipamento para realizar as revistas em pessoas que vão ao sistema penitenciário para visitas. O Scanner Corporal, também conhecido como Body Scanner, foi instalado na Casa de Custódia de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, e permite que os agentes penitenciários realizem uma revista completa nas pessoas sem precisar as expor a situações constrangedoras.

Isso graças à alta capacidade que o equipamento tem de detectar qualquer tipo de metal, além de armas, explosivos, drogas ou qualquer outro objeto estranho que possa estar ocultado com o visitante, seja em bolsas, roupa ou até mesmo dentro do corpo. O objetivo é aumentar a interceptação deste tipo de itens já na entrada da prisão.

Dados da secretaria apontam eu, apenas em 2013, quase 5.900 aparelhos celulares e mais de 52 quilos de maconha foram apreendidos em revistas aos visitantes dos detentos. Além disso, diversas outras drogas e projetos proibidos foram interceptados nos 33 estabelecimentos penitenciários do estado.

A secretária da pasta, Maria Tereza Uille Gomes, espera que o recurso possibilite uma maior eficiência nestas buscas. Ainda segundo ela, a tecnologia evita situações constrangedoras desnecessárias, aumentando o conforto do visitante e reduzindo os níveis de estresse dos detentos, que ficam incomodados por seus familiares. Isso também pode acarretar em redução na hostilidade dentro do sistema penitenciário.

Tecnologia que traz agilidade

O modelo utilizado é o 16 HR-DV, que segundo a fabricante B-Scan emite baixos índices de raio x, e apresenta imagem de ótima definição. De acordo com a empresa, o nível de emissão de raio x é de apenas 0,1micro Sv por varredura. A Comissão Nacional de energia Nuclear permite até 1micro Sv.

Além de preservar a integridade física e moral, o aparato tecnológico ainda reduz o tempo das inspeções de quase 10 minutos para cerca de um minuto e meio, já que em apenas uma visualização o operador consegue realizar o escaneamento completo do corpo. Além disso, caso haja dúvidas, há a função de visualização localizada, com foco diferente. O Scanner ainda tem capacidade para armazenar características faciais e dados da pessoa vistoriada, para casos suspeitos.

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments