Publicado em: sábado, 29/10/2011

Paraná oficializa “Outubro Rosa”

O Paraná oficializou nesta sexta-feira (29) que o mês de outubro receberá dedicação especial para realizar diferentes ações de prevenção à saúde da mulher nos próximos ano. O estado decidiu oficializar a Campanha com a lei chamada “Outubro Rosa” aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governo, Beto Richa.

Segundo a chefe do gabinete da Secretaria da Saúde, Maria Goretti Lopes, com o programa oficial, o estado pretende mostrar a sociedade que a secretaria vem realizações ações e política publicas que tem como principal foco a mulher e a valorização da sua saúde. “Neste governo, além das campanhas de mobilização e informação sobre o câncer de mama, estamos nos preparando para organizar quatro centros de diagnóstico digital”, comentou. O estado deverá instalar centros de exame nas cidades de Cascavel, Curitiba, Londrina e Maringá.

Com o novo programa “Outubro Rosa, o estado deve realizar ações de cooperação que buscam a integração de entidades civis e a da iniciativa provada para conseguir realizar ações de esclarecimento, educativas, preventivas e exames que buscam alertas a necessidade de se realizar exames ginecológicos de forma frequente.

Durante o mês de outubro, a Secretaria realizou uma campanha onde distribuiu panfletos educativos que demonstram como fazer a prevenção ao câncer de mama em mais de 400 municípios do estado.