Publicado em: sexta-feira, 14/10/2011

Paraíba vai receber R$ 1,5 mi para investimentos no combate à dengue

O Ministério da saúde anunciou que o estado da Paraíba vai receber cerca de R$ 15 milhões para realizar investimentos no combate e prevenção a dengue para a temporada de verão de 2011-2012. O dinheiro deve ser direcionado para os 37 municípios que constam na lista de prioridades. Para ter acesso ao recurso, cada município deve apresentar um plano de ações detalhadas.

As cidades que devem receber o benefícios são Joao Pessoa, Bayeux, Cabedelo e Campina Grande. De acordo com o Mistério, o estado é considerado um dos que apresenta maior risco de epidemia no próximo verão.

No ultimo balanço sobre a situação da dengue, que aborda janeiro a setembro deste ano, ja foram registradas 7 mortes decorrentes da dengue. O total passa do que foi registrado em todo o ano passado, quando foram registrados três óbitos.

O recurso público do Ministério deve ser aplicado para a qualificação de novas ações preventivas e também de controle da doença, através de um maior monitoramento e análise. a partir de novembro, deve começar a funcionar o novo sistema de vigilância em tempo real. O MS deve realizar o acompanhamento da evolução dos casos em todo o estado. Os municípios que apresentarem maiores índices de contamina ainda poderão contar com a ação da Forca nacional de Saúde.