Publicado em: sexta-feira, 24/07/2009

Paraguai e Brasil acertam acordo sobre Itaipu

As negociações entre Brasil e Paraguai sobre a usina Itaipu parecem ter chegado ao fim. Porém o acordo ainda depende da aprovação dos presidentes dos dois países, Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Lugo, para que as discussões sobre o assunto sejam encerradas.

O acordo prevê que o Paraguai possa vender a sua parte da energia de Itaipu para usinas do mercado brasileiro sem a intermediação da Eletrobrás. Além disso, o valor pago pelo Brasil pela parcela de energia que cabe aos paraguaios deve ser triplicado, resultando na quantia de 360 milhões de dólares.

Em 120 dias será entregue uma proposta sobre os percentuais e prazos, além de regulamentar a entrada da estatal paraguaia Administração Nacional de Energia (Ande) no mercado livre do Brasil. O acordo deve incluir também a criação de fundo binacional e o financiamento de obras.

Os dois países estão em negociação há 11 meses, desde quando o presidente do Paraguai pediu a revisão do Tratado de Itaipu, que regulamentava os assuntos sobre a energia gerada pela hidrelétrica desde 1973.