Publicado em: quarta-feira, 09/11/2011

Pará vai receber R$ 6,4 milhões para combate à dengue

O Ministério da Saúde infirmou nesta terça-feira (8) que está destinando R$ 6,4 milhões para governo do estado do Pará aplicar em programas de controle e prevenção da dengue em 46 município que fazem parte da lista de prioridades. Para terem acesso a verba, os gestores estudais devem apresentar um plano de contingência para uso do dinheiro até o dia 15 de dezembro.

Serão selecionados aqueles municípios que conseguirem estabelecer metas para que seja feita a prevenção da dengue através de agentes de endemias que devem realizar visitas frequentes a todos os domicílios paraenses e ainda desenvolver planos de prevenção e educação da população.

Os planos devem ser aprovados nas reuniões da Comissão Intergestores Bipartiste, que acontece todo me. O Ministério deve avaliar os planos e também todos os termos propostos pelas secretarias municipais de Saúde

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sespa) se comprometeu eu auxiliar com técnicos de acompanhamento e atividades de monitoramento e avaliação de todas as ações propostas para a prevenção da doença. A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, Aline Carneiro, garantiu que todos os planos de combates sejam executados com a ajudada Sespa. “O objetivo é aumentar o plano de contingência de cada município. Vamos visitá-los com um plano de emergência com ações extras dentro da realidade de cada um, antes que as chuvas comecem”, afirmou.