terça-feira, abril 23, 2024
HomeEsportesPara evitar zona de rebaixamento, Corinthians torcerá por rival

Para evitar zona de rebaixamento, Corinthians torcerá por rival

Para evitar zona de rebaixamento, Corinthians torcerá por rivalEmbora tenha dado fim à sequência de derrotas neste domingo, contra o Mogi Mirim, o Corinthians segue sem vencer no Paulistão há cinco rodadas. Pressionado pela torcida, o Timão é a pior equipe de seu grupo, ocupando a quinta posição. Embora esteja empatado com o Piracicaba em número de pontos e partidas, o Corinthians fica atrás no saldo de gols.

Regulamento

Apesar da última posição do grupo, o Corinthians não está na zona de rebaixamento do Paulistão. Isso porque o regulamento do estadual funciona da seguinte maneira: as 20 equipes se dividem em quatro grupos com cinco clubes cada. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para as fases eliminatórias.

Contudo, no caso do rebaixamento, a situação é diferente: neste caso, o que vale é a tabela completa. No momento atual, por exemplo, o Corinthians é o último de seu grupo, mas, ao reunirmos a pontuação de todas as equipes, criando uma tabela única, o Timão ocupa a 16ª posição, primeira fora da zona de rebaixamento.

Este regulamento foi muito criticado, pois poderia criar situações absurdas. Embora seja improvável, este formato poderia fazer, por exemplo, com que uma equipe fosse, ao mesmo tempo, classificada para as eliminatórias e rebaixada na competição.

Posição na tabela

O Corinthians está na 16ª posição, três pontos à frente do Comercial, quarto colocado do Grupo A. Contudo, o Comercial tem uma partida a menos, que será disputada contra o Santos, nesta terça-feira. Se o Comercial vencer, empata com o Timão em número de pontos, mas tem um saldo de gols melhor. Assim, o Corinthians entraria na zona de rebaixamento do Campeonato Paulista.

Após a partida deste domingo, que terminou com um empate em 1 x 1 entre Mogi Mirim e Corinthians, o técnico Mano Menezes comemorou o fim da série de derrotas, mas lamentou não ter conquistado os três pontos. Para Mano, o Corinthians precisa voltar a vencer para, de fato, afastar a crise.

Campanhas

O Corinthians vive um ano pra lá de atípico. Enquanto todos os grandes rivais do estado lideram seus grupos, o Timão é o último colocado de um grupo relativamente fraco, com Botafogo de Ribeirão Preto, Ituano, Audax e Piracicaba.

Por enquanto, o Palmeiras segue tendo a melhor campanha do Campeonato Paulista. A equipe estava com 100% de aproveitamento até a última rodada, quando ficou no empate com o Audax. Caso o Santos vença o Comercial nesta terça-feira, superará a campanha do Palmeiras, com o mesmo número de pontos, mas saldo de gols superior. Na tabela única da competição, o São Paulo ocupa a quinta posição. É importante lembrar que esta tabela tem importância apenas para o rebaixamento, não para a classificação. Neste caso, seu uso é meramente ilustrativo.

A situação do Corinthians, que já não é boa, pode se complicar consideravelmente na próxima rodada. O Timão enfrentará o Palmeiras, no Pacaembu. Com o final do horário de verão na próxima semana, os jogos voltam a ser realizados às 16h, não às 17h.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias