sexta-feira, abril 26, 2024
HomeBrasilPapa no Brasil - Muitas pessoas provocam grande desorganização no Rio durante...

Papa no Brasil – Muitas pessoas provocam grande desorganização no Rio durante JMJ Rio 2013

Papa no BrasilO excesso de pessoas para visita do papa, tem trazido diversos transtornos durante a Jornada Mundial da Juventude 2013 na cidade do Rio de Janeiro. Os sufocos são até em filas de metrôs, onde pessoas encontram picos de horas de espera em filas para voltar para suas casas, a que havia na Estação Cardeal Arco Verde dava voltas nos quarteirões.

Com o intuito de atenuar as filas nas entradas das estações de metrô, seus funcionários orientavam os usuários a apenas mostrar os cartões de acesso, sem usar as catracas. Porém, o cenário com as inúmeras e longas filas não mudou.

Para o peregrino Igor Rebouças, da cidade de Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte que também esteve na JMJ no ano de 2011 em Madri, na Espanha a Jornada no Brasil deixou muito a desejar em termos de organização.

A JMJ no Rio tem sido marcada com longas filas para tudo e poucos momentos para vislumbrar o pontífice, participar das atividades e tempo para concentrar-se e orar, reclamam os peregrinos que enfrentam muitas dificuldades em alojamentos, refeições, concentração e transporte.

A praia de Copacabana estava lotada horas antes do momento da apresentação e com a concessão da liberação para acampar no local por parte da prefeitura do Estado do Rio o bairro está bem inusitado, são muitos estrangeiros, freiras, padres que fazem refeições nas calçadas ou se unem em cantigas e orações. Pode-se até ver o papamóvel passar vazio pelas ruas no meio do dia causando o maior dos alvoroços entre as pessoas que estão espalhados por lá.

Agenda do Papa para o Fim de Semana

Sábado – Encontro e Oração

A atividade oficial de Francisco I será a Santa Missa ao lado de bispos, que acontecerá na Catedral São Sebastião e será realizada pelo pontífice.

Em seguida o Papa Francisco terá encontro com representantes da cidade, sociedade e do país no Teatro Municipal, que conta com uma arquitetura do século XIX.

O almoço do Papa será com junto a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeais brasileiros, bispos do Regional Leste 1 da CNBB e seu Séquito, que acontecerá no Centro de Estudos do Sumaré.

As 19h30 no Campus Fidei em Guaratiba acontecerá a Vigília de Oração com jovens, que compreende ao quarto ato central da JMJ 2013, com discurso do Papa aos fiéis e momento ao Santíssimo Sacramento.

Domingo – Agenda e Despedida

Às 10h Francisco I reencontrará com os jovens de seu encontro da noite de sábado no Campus Fidei, desta vez para a Santa Missa e anunciou de onde se dará a próxima Jornada Mundial da Juventude.

Meio dia haverá a oração do Angelus Domini feita com os fiéis peregrinos.

O almoço será com o Séquito Papal no refeitório do Centro de Estudos do Sumaré. E ainda em Sumaré deverá haver um encontro do pontífice com o Comitê de Coordenação do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM).

Às 17h30, no Pavilhão 4 do Riocentro, o Papa fará uma homenagem e discurso aos 60 mil voluntários para a Jornada e depois ainda no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim acontecerá uma cerimônia em despedida.

A partida para Roma será as 19 horas.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias