Publicado em: sábado, 02/07/2011

Pão light tem quase mesma quantidade de calorias de pão normal

Todos os dias chegam novos produtos as prateleiras de supermercados, focados no estilo de vida mais saudável que está em evidência. Pão light, integral, com grãos (linhaça, quinoa, girassol, aveia, linho) estão em todas as dietas como uma alternativa ao pão branco, porém, a quantidade de caloria é quase igual em qualquer tipo. O que muda é a quantidade de fibras e sódio nas versões saudáveis.

A maioria dos pães integrais possuem menos sódio do que o pão normal. Já as fibras estão em maior quantidade, o que representa uma escolha mais indicada, já que a farinha branca passa por mais processos de refinação. Quem deseja balancear a dieta, deve estar atendo a tabela calórica da embalagem.

Grande parte dos pães possuem alto teor de sódio por porção, com medida de referência em duas fatias e meia. O valor médio é de 300 mg de sódio, o que representa 15% do valor indicado diário recomendado pela Organização Mundial de Saúde, 2,4g por dia. Já os pães de aveia e cereais contém mais fibras e minerais. Algumas marcas trazes produtos ricos em proteínas

O consumidor também deve estar atento no peso da fatia para compreender a quantidade calórica. Algumas fatias são mais leves que o referencial e podem indicar um consumo maior ou menor do produto. Apesar dos pães light e integrais conterem praticamente o mesmo valor do pão de forma normal, eles ainda não a melhor saída para uma dieta saudável.