Publicado em: quarta-feira, 11/11/2009

Pane em Itaipu causa blecaute no país

Uma pane na Usina Hidrelétrica de Itaipu causou um blecaute em 12 estados do país na noite de terça-feira. Por volta das 22 horas, a luz acabou em diversas cidades do país, e a hidrelétrica voltou a operar normalmente às 6 horas de quarta-feira.

A região mais afetada foi o sudoeste do Brasil. O Rio de Janeiro ficou completamente às escuras, assim como a maior cidade do país, São Paulo. No sul, algumas cidades do Rio Grande do Sul ficaram sem luz, e o Paraná, estado que abriga Itaipu, registrou quedas de energia apenas em alguns bairros de Curitiba.

Nas cidades atingidas, houve problemas de trânsito e o Corpo de Bombeiros atendeu inúmeras ocorrências, boa parte, socorrendo pessoas presas em elevadores. Tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo, as polícias civis e militares não registraram grandes distúrbios.

A direção da Itaipu não soube precisar o motivo que fez com que todas suas turbinas parassem de funcionar. O mau tempo na região de Foz de Iguaçu é apontado como uma possível causa, mas o Ministério de Minas e Energia já convocou uma reunião para apurar os motivos do apagão.