Publicado em: quinta-feira, 20/10/2011

Pan 2011 – Joanna Maranhão se machuca e abandona a competição

A nadadora Joanna Maranhão machucou a mão direita e decidiu abandonar os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. O corte da brasileira aconteceu nesta quinta-feira (20), após a realização de exames para saber a gravidade da lesão. Ela participou de cinco finais e conseguiu subir ao pódio três vezes.

A lesão aconteceu na terça-feira (18), quando disputava a final dos 200 metros medley. Quando bateu na terceira posição e conquistou a medalha de bronze, ela acabou tendo uma entorse no dedo indicador da mão direita. Mesmo machucada, voltou a nadar algumas horas depois na final do revezamento 4×200 metros livre, onde ajudou a equipe brasileira a conquistar a medalha de prata.

Na quarta-feira (19), ela ainda conseguiu disputar a prova dos 200 metros borboleta. Mesmo com dores, ela conseguiu o quarto melhor tempo e foi para sua quinta final na competição. Porém, as dores atrapalharam e, na final, ela não conseguiu subir ao pódio mais uma vez. Além das duas medalhas conquistadas na terça-feira, ela já havia chegado na segunda posição nos 400 metros medley no sábado (15), primeiro dia de competições em Guadalajara.

Ela sai dos Jogos Pan-Americanos como a brasileira que mais caiu na piscina. Além das provas onde conseguiu as medalhas, ela ainda disputou outras duas provas onde não conseguiu subir ao pódio. Nesta quinta, ela desistiu de participar das eliminatórias dos 200 metros costas por causa da lesão, e encerrou sua participação na competição no México.