Publicado em: sexta-feira, 21/10/2011

Pan 2011 – Brasil ‘vinga’ 2007 e vence no vôlei feminino

A seleção brasileira venceu Cuba por 3 sets a 2, na final do torneio feminino de vôlei dos Jogos Pan Americanos de Guadalajara, no México, na noite de quinta-feira (20). Com isso, o Brasil ‘vinga’ a decisão dos Jogos de de 2007, quando acabou sendo derrotado em casa pela cubanas.

As duas seleções, que protagonizam uma rivalidade histórica, fizeram uma partida bastante equilibrada, decidido somente no tie break. As parciais da vitória brasileira sobre as cubanas foram 25/15, 21/25, 25/21, 21/25 e 15/10.

Com a vitória sobre Cuba, além de vingar a derrota imposta na final do Pan no Rio, o Brasil volta ao lugar mais alto do pódio nos Jogos Pan Americanos, e José Roberto Guimarães, como técnico da seleção feminina, consegue pela primeira vez o título desta competição.

A medalha de ouro em Guadalajara fecha um ciclo de conquistas do vôlei feminino brasileiro, que também inclui uma medalha de ouro nas Olimpíadas e cinco Grand Prix. O único título que o Brasil não possui na modalidade é o do Campeonato Mundial.