Publicado em: quarta-feira, 17/10/2012

Palocci volta a participar de reuniões com Dilma e Lula

Palocci volta a participar de reuniões com Dilma e LulaLonge da discussão partidária desde o ano passado quando saiu da Casa Civil, Antonio Palocci começa a retornar às reuniões do Partido dos Trabalhadores, junto com Lula e de Dilma.

O ex-ministro vem participando, desde os últimos meses, de algumas reuniões sobre as eleições nos municípios, calcular em quanto o julgamento do mensalão tem impactado e tem discutido sobre o cenário para a eleição no ano de 2014.

Os encontros acontecem na capital paulista, dentro da sede do Banco do Brasil, onde se situa o escritório da Presidência. Acontceram quatro reuniões e Palocci participou de todas.

Na última semana, Lula e a presidente reuniram-se mais uma vez com o grupo, contando com o ex-ministro de Comunicação Social durante o governo Lula, Franklin Martins.

Da capital brasileira, a presidente leva normalmente o ministro da Educação Aloizio Mercadante, Fernando Pimentel que é do Desenvolvimento, Gilberto Carvalho da Secretaria-Geral da Presidência e seu assessor especial, Marco Aurélio Garcia. Outro que participa é Rui Falcão, presidente do Partido dos Trabalhadores.

Pessoas que acompanham este grupo afirmam que o ex-ministro Palocci se mantém discreto e pouco fala. Existe uma ordem sobre essas reuniões de cúpula do Partido dos Trabalhadores: o conteúdo tratado deverá ser mantido em sigilo.

Esses encontros já aconteciam durante o governo de Lula, mas normalmente aconteciam no Palácio da Alvorada.

Saída da Casa Civil

O ex-ministro Palocci saiu da Casa Civil em junho de 2011, quando foi revelado que o ministro conseguira multiplicar em 20 vezes a sua riqueza em apenas quatro anos. Grande parte disso veio no ano de 2010, quando era coordenador de Dilma para chegar a Presidência. Desde este período, evita aparecer em público.

Palocci tem status de ser o maior representante do PT entre as empresas do país. Normalmente funciona como ligação quando Lula precisa tratar algo com empresários.