Publicado em: sexta-feira, 16/11/2012

Palmeiras será julgado por incidentes em estádio e pode perder até 20 mandos

Palmeiras será julgado por incidentes em estádio e pode perder até 20 mandosUltimamente, a rotina do Palmeiras, além das partidas para tentar evitar o rebaixamento para a série B do Brasileirão, é a de encarar o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Por conta de uma nova confusão entre torcedores e policiais no estádio Fonte Luminosa, em Araraquara, o clube será julgado pelo tribunal e pode perder até 20 mandos de campo caso seja considerado culpado e omisso, além de uma multa de R$ 200 mil.

De acordo com o procurador geral do STJD, Paulo Schimitt, a denúncia contra o Palmeiras já foi encaminhada pela procuradoria e o clube vai ser enquadrado nos mesmos artigos assim como foi na partida contra o Corinthians. Entretanto, o procurador fez uma ressalva e disse que o clube será enquadrado duas vezes, e isso pode dobrar a punição que pode chegar a 20 jogos.

Com a confusão em Araraquara, o Verdão será julgado com base no artigo 213 do CBDJ (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que trata da ausência de providências para se tentar reprimir ou prevenir possíveis desordens dentro do estádio. A pena para esse artigo varia de um a dez jogos além de multa, como o clube é reincidente, a pena foi dobrada e isso pode prejudicar a equipe no ano que vem.

O árbitro dessa partida, Elmo Alves Resende cunha, disse na súmula que alguns torcedores agrediram policiais que estavam trabalhando na partida além de algumas bombas que foram lançadas na direção do trio de arbitragem após o jogo.