Publicado em: segunda-feira, 19/11/2012

Palmeiras Rebaixado – Verdão empata, agoniza algumas horas e é rebaixado para a série B

Palmeiras RebaixadoNão tem mais volta. Com o empate diante do Flamengo por 1 x 1, em partida disputada no último domingo pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2012 no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o Palmeiras foi rebaixado para a série B da competição nacional. Na realidade, a queda do alviverde paulista só foi sacramentada duas horas mais tarde com o empate da Portuguesa diante do Grêmio por 2 x 2 no Canindé.

Os jogadores ficaram sabendo do rebaixamento no ônibus que estava a caminho de São Paulo no retorno da partida. Dez anos após ser rebaixado, o Palmeiras novamente terá que disputar a segunda divisão do futebol nacional. Além disso, o clube se tornou o único time grande a ser rebaixado duas vezes na era dos pontos corridos.

Vários fatores contribuíram para a queda do Palmeiras para a segunda divisão no mesmo ano em que a equipe conquistou um título importante: o da Copa do Brasil 2012 que dará direito ao clube de disputar a próxima Copa Libertadores da América. Além de possuir um elenco bastante limitado e sem peças de reposição, o clube contou também com erros da direção do clube, troca de treinador no andamento da competição e uma enorme pressão do torcedor para cair.

Além de todos esses fatores a questão ‘sorte’ não ajudou o clube. Contra o Flamengo o Palmeiras ainda saiu na frente, com um gol de Vinícius aos 17 minutos do segundo tempo. Mas aos 43 minutos Vagner Love, revelado pelo próprio Palmeiras e um dos destaques da equipe na campanha da série B de 2003, deixou tudo igual após um chute que desviou na zaga e encobriu o goleiro Bruno.