Publicado em: sábado, 29/03/2014

Palmeiras confirma favoritismo e vai às semifinais do Paulistão

Palmeiras confirma favoritismo e vai às semifinais do PaulistãoNa noite desta quinta-feira, 27 de março, Palmeiras e Bragantino se enfrentaram na última partida das quartas de final do Campeonato Paulista. Em mais uma noite inspirada de Alan Kardec, o Verdão bateu o adversário por 2 a 0 e, agora, enfrenta o Ituano pelas semifinais da competição. A partida acontece no próximo domingo, e o vencedor enfrenta Santos ou Penapolense na grande final do torneio estadual.

A partida

Com o mando de campo e um ótimo público no Pacaembu – mais de 25 mil pessoas -, o Palmeiras foi para o jogo com uma formação bastante ofensiva. O técnico Gilson Kleina mandou para o gramado Valdívia e Bruno César na meia, além de Alan Kardec e Leandro no ataque. Como era de se esperar, o Verdão começou pressionando, dominando a partida, enquanto o Bragantino se retraía e esperava algum contra-ataque.

Na intermediária do campo, o Bragantino abusou das faltas duras para conter o adversário. Quando recuperava a bola, o clube de Bragança tinha poucas alternativas, geralmente optando pelo balão para frente, na esperança de que Tássio conseguisse criar algo no ataque.

O primeiro gol alviverde não demorou a surgir: aos 21 minutos, após cobrança de escanteio, Alan Kardec aproveitou a trapalhada da zaga e chutou forte para abrir o placar. Agora, o atacante do Palmeiras soma nove gols, mesma quantidade de Léo Costa, do Rio Claro, e Luis Fabiano, do São Paulo. Contudo, dentre eles, apenas Kardec segue na competição, com grandes chances de se isolar na artilharia.

Depois do gol, o Palmeiras esfriou o jogo, abusando dos toques pouco objetivos. A partida foi para o intervalo com apenas um gol de vantagem para os donos da casa.

Segundo tempo

Na etapa final, o clima do jogo continuou quente. Valdivia e Geandro se estranharam em mais de uma ocasião. Apesar do jogo truncado na intermediária, o Palmeiras melhorou, criando várias chances de gol ainda nos primeiros minutos da etapa final.

Aos 17 minutos, o Palmeiras criou uma bela troca de passes no setor ofensivo, com a bola chegando aos pés de Alan Kardec dentro da área. O atacante tinha a possibilidade do chute, mas preferiu o passe para Wesley, em melhor condição. O volante chutou forte e sacramentou a vitória alviverde por 2 a 0.

Com a vantagem no placar, o Palmeiras tentou novamente esfriar a partida. O Bragantino, por sua vez, não conseguia avançar ao campo de ataque, deixando o jogo extremamente tranquilo para o goleiro Fernando Prass. Sem sustos, o Palmeiras assegurou sua classificação.

Próxima fase

O Palmeiras, agora, volta a enfrentar o Ituano (a partida entre as equipes terminou 1 a 0 para o Verdão na fase de grupos). Caso o favoritismo das duas semifinais se confirmem, teremos novamente um Santos x Palmeiras no Paulistão. As duas equipes se enfrentaram na última rodada da fase de grupos, com vitória santista por 2 a 0. Em tese, a eliminação precoce do São Paulo facilitou a vida do Palmeiras, que não terá de enfrentar um clássico na semifinal.