Publicado em: sexta-feira, 02/12/2011

Países da América Latina criam bloco sem EUA e Canadá

Nesta sexta-feira, dia 2 de dezembro, autoridades de 33 países latino-americanos se reunirão em Caracas para oficializar a criação da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac). Esta é a primeira vez que os países da América planejam uma plataforma política sem incluírem os Estados Unidos e Canadá. A Celac tem por objetivo aumentar a integração entre os países.

A plataforma é criada com o desafio de desenvolver integrações independentes com relação aos norte-americanos e gerar consenso entre seus membros. Um dos problemas da Celac está em criar políticas comuns para países que vivem níveis muito diferentes de pobreza, desenvolvimento econômico, crime organizado e termos políticos.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, conhecido por ser discursos anti Estados Unidos, falou de maneira moderada sobre a Celac e admitiu que é preciso respeitar as diferenças dos países membros e os projetos que cada um possui, não importando se são de direita ou de esquerda com relação a política. Em seu discurso na última quinta-feira, ele afirmou que é necessário ter paciência e não se deixar levar por ideologias.

Nesta quinta-feira aconteceu o primeiro debate da nova organização. Na reunião já foi possível notar que não será nada fácil conquistar um consenso entre os países que interam o grupo. Não membros não conseguiram chegar a um acordo sobre qual será o mecanismo das tomadas de decisões, se será por maioria qualificada ou unanimidade.