Publicado em: sexta-feira, 21/02/2014

País registra 29,6 mil empregos gerados no mês passado

País registra 29,6 mil empregos gerados no mês passadoA quantidade de empregos com carteira assinada no Brasil tem crescido cada vez mais. De acordo com informações do Caged (Cadastro Geral de Empregos) divulgadas ontem, quinta-feira (20), o país gerou 29,6 mil empregos, uma alta de 2,4% maior que no mesmo mês do ano passado. Esse resultado tem sido considerado como um grande avanço, entretanto, o que foi registrado no mês passado, ainda está longe mediante ao que resultado de janeiro de 2012, quando surgiram 118,9 mil vagas, e em 2011, 152 mil. De acordo com o ministro do Trabalho, Manoel Dias, o que importa realmente são os resultados dos últimos meses, há uma tendência de crescimento e apesar de ainda ser pequena, não é um resultado negativo, conclui. Ele ainda diz que a expectativa é que sejam gerados em média, mais 1,4 milhão a 1,5 milhão de empregos só este ano, o que resultaria em um significativo avanço de 30% na frente do que foi alcançado no ano de 2013.

Setores

O ministro acredita que a partir de agora não há mais motivos para o crescimento ser interrompido, e que principalmente os setores de serviços, industrias, e construções civis irão se destacar, por que estão sendo alvo de investimento do governo. No mês passado, o setor de construção civil que teve um crescimento no número de vagas, com a alta de 1,22% no estoque de vagas. O ministro afirma que esses resultados vão contra as informações que diziam que a indústria brasileira estava passando por um momento de crise.

Estados

Também este ano houve uma diminuição no número de empregos em 13 Estados brasileiros. Um deles foi o Rio de Janeiro, foram registrados menos de 21,6 mil postos de trabalho. Em contrapartida houve alta em 14 Estados, destacando-se a cidade de Santa Catarina com 18,3 mil novas vagas.