Publicado em: quarta-feira, 21/03/2012

Pais irão monitorar frequência dos filhos nas escolas com camisetas com chip

Nesta terça-feira (20), foi lançada pela Secretaria de Educação uma iniciativa para que os pais possam saber se seus filhos estão frequentando a escola. Os estudantes da rede municipal de Vitória da Conquista, na Bahia, serão os primeiros alunos do país a utilizarem o “fardamento digital”. Os alunos terão de usar uma camiseta com um chip que irá monitorar a frequência e avisar os pais do horário de entrada dos filhos através de SMS.

O investimento para monitorar os alunos é de R$ 1,2 milhão do orçamento do município. A iniciativa está sendo testada deste o ano passado e terá início oficial a partir da próxima semana. Primeiramente, 25 mil crianças e adolescentes de escolas públicas, com idades de 6 a 14 anos, irão participar do projeto. A inclusão dos 47.725 estudantes no projeto está prevista para 2013.

Controle

Para fazer o controle dos alunos, a tecnologia aplicada foi a identificação de radiofrequência, conhecida como RFID. Esta tecnologia foi criada por um núcleo do Senai e é usada por empresas privadas que fazem o controle da frequência de seus funcionários no trabalho. O secretário Coriolano Moraes afirma que os números de telefone de tosos os pais serão cadastrados e irão receber tanto o horário de entrada como também o de saída de seus filhos.

“Eles fazem automaticamente a leitura dos chips e repassam a informação via mensagem de texto aos pais”, conta o secretário. O projeto pretende, a longo prazo, informar aos pais outras informações sobre seus filhos, como notas e comportamentos dentro da escola. O professor Sidney Soares disse ao G1 que a iniciativa trará ganho para a aprendizagem e mais participação das famílias no ambiente escolar.