sexta-feira, abril 26, 2024
HomeBrasilPais devem se precaver na hora de escolher o brinquedo do dia...

Pais devem se precaver na hora de escolher o brinquedo do dia das crianças

O Dia das Crianças é amanhã, dia 12 de outubro, e alguns ainda estão em busca dos brinquedos para presentear neste dia. Porém, deve-se tomar alguns cuidados no momento da compra, pois um brinquedo aparentemente inofensivo pode fazer mal a criança levando-a, até mesmo, para o hospital.

De acordo com Sérgio Sarrubo, médico e diretor do Hospital Estadual Darcy Vagas, três crianças chegam, por dia, as emergências por acidentes envolvendo brinquedos. Ele afirma que os acidentes são variados, pode ser queda de bicicleta ou até mesmo uma criança que engoliu uma peça pequena. O alerta para que se tomem os devidos cuidados na hora de presentear as crianças vem da Secretaria Estadual de Saúde.

Primeiramente, os pais devem estar atentos se o brinquedo escolhido tem o selo do Inmetro. É preciso também conferir para qual faixa etária aquele brinquedo e destinado e os dados do fabricante. Os brinquedos que possuem pequenas peças, como quebra-cabeças ou rodas de carrinhos, devem ter atenção especial, pois a criança pode engolir essas peças. As crianças também podem engolir aquilo que imite cheiro ou cor de alimento.

Brinquedos que façam barulhos excessivos e estridentes ou possam causar choques elétricos devem ser evitados. O médico lembra que os brinquedos também possuem prazo de validade. Massinhas de modelas, por exemplo, podem se tornar produtos tóxicos. Os pais e responsáveis devem estimular as crianças a terem atividades lúdicas, mas com a devida precaução e cuidado.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias