Publicado em: segunda-feira, 29/10/2012

Pagamento por celular começará em breve no país

Pagamento por celular começará em breve no paísNesta segunda-feira (29) o governo irá anunciar um novo formato de pagamento, chamado de Programa de Pagamento Móvel para Celular e com objetivos de gerar mais concorrência, reduzir o valor das transações utilizando cartões e criar uma nova forma de pagamento para pessoas que não tenham conta em bancos.

Este sistema vai precisar de uma legislação especial, e vai ser lançado de forma oficial lançado no seminário de inclusão financeira que o Banco Central promove na cidade de Porto Alegre.

Com a ideia que existe em outros países, de utilizar o celular como ferramenta para o pagamento de contas, o governo brasileiro busca ir além e utilizar este sistema para a faixa da população com renda inferior.

Desta forma, quem recebe o Bolsa Família do governo, e que viva em uma cidade que não haja uma agência de banco, poderá realizar o pagamento utilizando o celular.

O pagamento por celular também poderá ser feito em locais pequenos que não aceitem cartões de crédito por serem muito onerosos para estes locais. De maneira inicial, este pagamento pelo celular terá foco em quitar contas e serviços. Após, ele deverá se extender ao recebimento de alguns benefícios, como aposentadorias pagas pelo INSS, entre outros.

Novo formato não busca aumentar o endividamento

Uma questão central neste novo sistema em discussão é que não permita que esta nova forma de pagamento vire uma nova maneira que as pessoas fiquem endividadas.

Para evitar que as pessoas se endividem, o pagamento só será autorizado com a compra de créditos, semelhantes ao formato existente nos telefones celulares pré-pagos.

Da mesma forma, os clientes de bancos que quiserem, podem vincular suas contas com cartão de crédito. Dessa maneira, pode ser até mais seguro fazer compras no formato virtual, pois será necessário que o correntista vai precisar que seja digitado um código que será enviado ao banco e precisará de criptografia até o celular para que os dados sejam confirmados.