Publicado em: terça-feira, 04/10/2011

“Outubro Rosa” é lançado nacionalmente hoje

Nesta terça-feira, será lançado nacionalmente o “Outubro Rosa”, uma ideia que começou nos Estados Unidos há aproximadamente 10 anos com objetivo que alertar sobre a importância de prevenção do câncer de mama. Para comemorar a data, a Igreja da Penha e o Cristo Redentor serão iluminados com luzes cor de rosa. O Palácio do Planalto, em Brasília, também receberá essa iluminação.

Outros monumentos e lugares simbólicos em várias cidades também serão iluminados. A iniciativa no Brasil é organizada pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à saúde de Mama (Femama). Durante todo o mês de outubro, serão feitas atividades pelo país promovidas pela campanha.

A Prefeitura do Rio de Janeiro em parceria da Philips e do Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde) oferecerá uma unidade móvel para que as moradoras de Santa Cruz, Complexo do Alemão e Bangu façam mamografia de graça. Essa unidade será disponibilizada entre os dias 6 e 26.

O atendimento será realizado de segunda a sábado, com horário marcado entre as 7h e 17h. Para serem atendidas, as mulheres devem levar uma solicitação do procedimento dada pela rede pública de saúde. As pacientes diagnosticadas com o câncer de mama serão conduzidas para tratamento em unidades do SUS. A estimativa é que nesse período sejam feitos 2 mil exames.