Publicado em: sexta-feira, 21/10/2011

Otan deve encerrar missão na Líbia

Nesta sexta-feira, dia 21 de outubro, Os países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) irão se reunir em Bruxelas, na sede da Aliança Atlântica, para discutirem sobre o término da missão na Líbia. Isso só será discutido após o ex-ditador Muammar Khadafi ser encontrado e morto por combatentes do novo governo do país.

A partir das 15h, o conselho de embaixadores dos 28 países membros começa a definir a data para o término da operação, que se iniciou no dia 31 de março com a permissão do Conselho de Segurança da Onu. De acordo com uma determinada fonte diplomática, o que vale para a Organização não é a morte do ex-ditador, mas sim a queda de Sirte, que também aconteceu na quinta-feira.

Na quinta-feira, segundo informações da Otan, uma aeronave sem tripulantes da Força Aérea dos Estados Unidos fez parte do ataque na Líbia. Porém, não se sabe se o ataque que atingiu o comboio do ex-ditador, causando sua morte, foi de responsabilidade francesa ou norte-americana.

De acordo com um oficial da Otan, uma aeronave Predador (aquela que não tem tripulação) dos Estados Unidos participou do bombardeio. Porém, não é possível afirmar com certeza que ela estava no ataque exato aos veículos que estavam Khadafi e os demais.