Publicado em: quinta-feira, 06/12/2012

Oscar Niemeyer será velado no Palácio do Planalto

Oscar NiemeyerApós o falecimento do arquiteto Oscar Niemeyer, que aconteceu na noite da última quarta-feira (5) por volta das 22h, o seu corpo seguiu de avião para Brasília e será velado na tarde desta quinta-feira (6) em uma de suas obras mais importantes: o Palácio do Planalto. A aeronave presidencial foi cedida pela presidente Dilma Rouseff e também embarcaram 16 parentes próximos do arquiteto.

Outros parentes e amigos de Niemeyer devem seguir para a capital federal em um vôo por volta das 15h (horário de Brasília) com sobrinhos, netos e bisnetos do arquiteto. Um pouco mais cedo, às 10h, um vôo levou outras pessoas que também vão acompanhar o velório. O corpo de Oscar Niemeyer partiu do Rio de Janeiro por volta das 12h45 de uma base militar próxima ao aeroporto Santos Dumont. A previsão é que o corpo chegue em Brasília por volta das 14h45.

Após essa primeira cerimônia oficial no Palácio do Planalto, o corpo do arquiteto Oscar Niemeyer deverá voltar para o Rio de Janeiro ainda nesta quinta-feira para uma cerimônia fechada com a presença apenas de parentes e amigos mais próximos. Esse velório acontecerá no Palácio da Cidade, na capital fluminense. Já na manhã da próxima sexta-feira (7), o velório será aberto ao público em geral que poderão dar o último adeus a um dos personagens mais marcantes da história brasileira, com obras reconhecidas no Brasil e no Mundo.

De acordo com a Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, o sepultamento do arquiteto que completaria 105 anos no dia 15 de dezembro acontecerá por volta das 17h30 da próxima sexta no cemitério São João Batista, no bairro de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro. Além disso, o hospital informou que não haverá nenhuma cerimônia no local de sepultamento e que todas as homenagens serão prestadas no Palácio da cidade.