Publicado em: terça-feira, 24/01/2012

Oscar 2012 – Confira os indicados

Dirigido por Martin Scorcese e exibido em 3D, o filme “A Invenção de Hugo Cabret” é o filme que tem maior número de indicações para o Oscar este ano. Ele está concorrendo o prêmio em 11 categorias.

A lista foi divulgada nesta terça-feira, onde ele aparece à frente de “O Artista” que recebeu 10 indicações. O terceiro com maior número de indicações é “Moneyball: o homem que mudou o jogo” que tem Brad Pitt o papel principal, concorrendo ao título de melhor ator. Junto com ele também estão “Cavalo de Guerra” de Steven Spielgerg, com seis indicações cada.

A lista foi divulgada em Beverly Hills, no Samuel Goldwyn Theater, onde Tom Shera, presidente da academia, e Jennifer Lawrence, que concorreu em 2010 como melhor atriz pelo filme “Inverno da Alma”, anunciaram os concorrentes.

Os vencedores vão ser conhecidos na noite de gala mais importante do cinema em todo mundo. A data para a festa o Oscar deste ano é 26 de fevereiro e vai acontecer em Los Angeles, no Teatro Kodak. O evento será transmitido ao vivo para 225 países.

Confira todas as indicações:

Melhor Filme: Cavalo de Guerra, O Artista, Moneyball, Os Descendentes, Histórias Cruzadas, A Árvore da Vida, Meia-noite em Paris, A Invenção de Hugo Cabret e Tão Forte e Tão Perto.

Melhor Atriz: Viola Davis, por Histórias Cruzadas; Meryl Streep, por A Dama de Ferro; Rooney Mara, por Millenium – Os Homens que não amavam as mulheres; Michelle Williams, por Sete Dias com Marilyn e Glenn Close, por Albert Nobbs.

Melhor Ator: Demián Bichir, por A Better Life; George Clooney, por Os Descendentes; Jean Dujardin, por O Artista; Gary Oldman, por O Espião que Sabia Demais e Brad Pitt, por Moneyball.

Melhor Atriz Coadjuvante: Bérénice Bejo, por O Artista; Jessica Chastain, por Histórias Cruzadas; Melissa McCarthy, por Missão Madrinha de Casamento; Janet McTeer, por Albert Nobbs e Octavia Spence, por Histórias Cruzadas.

Ator Coadjuvante: Kenneth Branagah, por Sete Dias com Marilyn; Jonah Hill, por Moneyball; Nick Nolte, por Warrior; Christopher Plummer, por Toda Forma de Amor e Max von Sydow, por Tão Forte e Tão Perto.

Melhor Diretor: Michel Hazanavicius, por O Artista; Alexander Payne, por Os Descendentes; Martin Scorsese, por A Invenção de Hugo Cabret; Woody Allen, por Meia-noite em Paris e Terrence Malick, por A Árvore da Vida.

Melhor Documentário: Hell and Back Again, If a Tree Falls: A Story of the Earth Liberation Front, Paradise Lost 3: Purgatory, Pina e Undefeated.

Melhor Documentário em Curta-metragem: The Barber of Birmingham: Foot Soldier of the Civil Rights Movement, God is the bigger Elvis, Incident in New Baghdad, Saving Face e The Tsunami and the Cherry Blossom.

Melhor Edição: O Artista, Os Descendentes, Millenium – Os Homens que não amavam as mulheres, A Invenção de Hugo Cabret e Moneyball.

Melhor Animação: A Cat in Paris, Chio & Rita, Kung Fu Panda 2, O Gato de Botas e Rango.

Melhor Filme Estrangeiro: Bullhead, Footnote, In Darkness, Monsieur Lazhar e A Separação.

Melhor Maquiagem: Albert Nobbs, Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 e A Dama de Ferro.

Melhor Trilha Sonora: As Aventuras de Tintin, O Artista, A Invenção de Hugo Cabret, O Espião que sabia demais e Cavalo de Guerra.

Melhor Canção Original: Man or Muppet, de Os Muppets (Bret McKenzie) e Real in Rio, de Rio (Sérgio Mendes and Carlinhos Brown).

Melhor Roteiro Original: O Artista, Missão Madrinha de Casamento, Margin Call – O Dia Antes do Fim, Meia-noite em Paris e A Separação.

Melhor Roteiro Adaptado: Os Descendentes, A Invenção de Hugo Cabret, Tudo pelo Poder, Moneyball e O Espião que sabia demais.

Melhor Som: Millenium – Os Homens que não amavam as mulheres, A Invenção de Hugo Cabret, Moneyball e Transformers: O Lado Oculto da Lua Cavalo de Guerra.

Melhor Edição de Som: Drive, Millenium – Os Homens que não amavam as mulheres, A Invenção de Hugo Cabret, Transformers: O Lado Oculto da Lua e Cavalo de Guerra.

Melhores Efeitos Visuais: Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2, A Invenção de Hugo Cabret, Gigantes de Aço, Planeta dos Macacos: A Origem e Transformers: O Lado Oculto da Lua.

Melhor Curta-Metragem de Animação: Dimanche/Sunday, The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore, La Luna, A Morning Stroll e Wild Life.

Melhor Curta-Metragem: Pentecost, Raju, The Shore, Time Freak e Tuba Atlantic.

Melhor Direção de Arte: O Artista, Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2, A Invenção de Hugo Cabret, Meia-noite em Paris e Cavalo de Guerra.

Melhor Fotografia: O Artista, Millenium – Os Homens que não amavam as mulheres, A Invenção de Hugo Cabret, A Árvore da Vida e Cavalo de Guerra.