sexta-feira, abril 19, 2024
HomeEntretenimento“Os Pássaros” volta aos cinemas após 50 anos

“Os Pássaros” volta aos cinemas após 50 anos

Os Pássaros volta aos cinemas após 50 anosEm 1963, Alfred Hitchcock lançou o filme Os Pássaros. Na época, o filme recebeu uma série de críticas negativas, demorando algumas décadas para se consolidar como uma das grandes produções de suspense da história. Curiosamente, esta é quase uma constante na vida de Hitchcock: o mesmo já havia acontecido anos antes, com Vertigo (Um Corpo que Cai). Atualmente, Vertigo é considerado um dos melhores filmes já feitos.

Restauração

Há pouco tempo, Vertigo recebeu uma nova versão, digitalizada, chegando a ser exibido em alguns cinemas brasileiros. Agora, o mesmo acontece com Os Pássaros. A produção, que tem duração de duas horas, foi restaurada e retornará aos cinemas. Até o momento, não há maiores informações sobre quais cinemas brasileiros apresentarão a obra, mas ela deve entrar em cartaz nos Estados Unidos ainda neste mês.

Além de ser um clássico do suspense, o filme fecha o que ficou conhecido como “trilogia edipiana” de Alfred Hitchcock. A relação conturbada entre mães e filhos é um tema recorrente na obra de Hitchcock, mas foi com Psicose, Os Pássaros e Marnie que o cineasta explorou o tema com maior profundidade.

Sinopse

Os Pássaros se baseia em um conto da escritora Daphne du Maurier, de mesmo nome. A história tem início em um pet shop de San Francisco, onde Mitch (Rod Taylor) e Melanie (Tippi Hedren) se conhecem. Melanie, interessada no rapaz, acompanha Mitch até Bodega Bay. Contudo, a cidade passa a presenciar estranhas situações envolvendo pássaros, que se tornam progressivamente uma ameaça aos habitantes.

Desde que foi lançado, o filme suscita muitas discussões sobre sua simbologia. Mitch é um jovem dominado por sua mãe, que não deixa que ele se relacione com mulheres. De fato, toda a cidade de Bodega Bay vive em uma espécie de isolamento pessoal. Com o ataque de pássaros, os habitantes são forçados a se unir na busca de uma salvação. Por isso, é comum que Os Pássaros seja considerado uma espécie de parábola com fundo cristão.

Efeitos

Para os mais jovens, Os Pássaros – assim como a imensa maioria dos filmes de sua época – pode parecer simples demais em seus efeitos especiais. Entretanto, na década de 1960, o filme de Hitchcock foi considerado uma grande proeza técnica. Quem não conhece o filme, e pretende assisti-lo nos cinemas, deve ter esta questão em mente. Embora tenha sido lançado há mais de meio século, o filme de Hitchcock ainda consegue apresentar um suspense envolvente.

Relançamentos

Além de Os Pássaros e Vertigo, ambos de Hitchcock, outros clássicos do suspense e do terror vêm sido restaurados e exibidos nos cinemas. Recentemente, São Paulo recebeu sessões do clássico O Iluminado, de 1980, que também passou por processos de restauração.

Em março do ano passado, a coleção Monsters trouxe oito restaurações de grandes clássicos do cinema de terror do começo do século XX, incluindo o Drácula de 1931, com o ator Bela Lugosi. Outros filmes incluídos na coleção foram O Homem Invisível, O Lobisomem e O Monstro da Lagoa Negra, dentre outros.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias