Publicado em: quarta-feira, 22/05/2013

Orkut perdeu uma fatia de 95,6% no mercado

orkut-perdeu-uma-fatia-de-956-no-mercadoA rede social Orkut, que já foi unanimidade do gênero e referencia com presença maciça de brasileiros está perdendo de longe para várias redes há três anos, inclusive até o Youtube que começa a ser melhor explorando como rede social em nosso país com passos de tartaruga.

O processo de decadência do Orkut no Brasil ficou tão evidente no ano de 2011 que nós podíamos observar sentando em frente à tela de nossos computadores a queda da dinastia dele e ver brotar gente na outra rede social o Facebook. Assim, rapidamente o Orkut foi ficando para trás.

Desde 2011, o ano em que houve a grande ultrapassagem do Facebook, praticamente um atropelamento, este serviço do Google em termos de participação em acessos fixos de usuários em nosso país diminuiu exponencialmente em 95,6%. Os dados foram fornecidos através de pesquisa feita pela Experian Hitwise.

A rede social Orkut antes de apanhar feito da galera de Mark Zuckerberg, foi medido em abril do ano de 2011 com detentor de 50,51% da fatia do “visit share” brasileiro. Esta porcentagem foi despencando até chegar em a 2,20% no mês de abril deste ano, 2013.

Em 2012 o Orkut ainda detinha alguma relevância, mordendo ainda uma fatia de 21,29% do mercado no setor, enquanto na mesma época o YouTube alcançava 18,22%, já prevendo a queda que a rede vive hoje, até com um site de vídeos que são mais assistidos do que postados a sua frente.

A face do Orkut atual

Hoje o Orkut é a terceira rede social mais acessada em nosso país, perde para a rede YouTube, para o Facebook que morde 66,54% da fatia. Atrás dele estão apenas o ask.fm já bate, com 2,10% e o Yahoo! Respostas que detém apenas 1,80% do gráfico.

Para a empresa Google não deve ser um problema não previsto, ela tem o YouTube, que só tem crescido em usuários e o Google+ que começa a ter algum destaque, antes seus números nem permitiam que ele participasse do ranking, mas agora desponta com 0,78%.