sábado, abril 20, 2024
HomeTecnologiaOrkut anuncia seu fim; rede social será desativada em setembro

Orkut anuncia seu fim; rede social será desativada em setembro

Orkut anuncia seu fim; rede social será desativada em setembroEm meados de 2004, uma rede social promissória entra no ar com o nome de Orkut, fez sucesso por alguns anos, entretanto, não contava com a chegada do Facebook que o levaria a ser ultrapassado. Nessa segunda-feira (30), o Google anunciou que a rede social seria desativada. O Orkut continuará no ar até o dia 30 de setembro desse ano. De acordo com o Google, até o mês anunciado nada mudará para os que ainda são adeptos da rede.

Nesse tempo, eles poderão usar a ferramenta Google Takeout para transferir informações do perfil, fotos e outros dados da rede social para os computadores, porém, a criação de novas contas já não é possível a partir dessa segunda-feira. O conteúdo do site também não será todo removido, no caso de arquivos com comunidades criadas no Orkut, permanecerá no ar mesmo depois do fim dele. Para quem não quiser que os posts ou informações sejam vistos nas comunidades, é preciso que remova por algum tempo o Orkut de sua conta do Google.

Orkut x Facebook

A rede social que está se despedindo foi criada sem que o autor Orkut Buyukkokten, na época engenheiro do Google, imaginasse a proporção que seu projeto tomaria. Ela não foi uma novidade, antes mesmo de ser criada já haviam outras do gênero, mas que não tiveram tanta popularidade quanto o Orkut, que se destacou principalmente no Brasil e na Índia. O Orkut se manteve no topo até o final de 2011, até ser criado o Facebook, ultrapassando-o.

No início de 2012, a ComScore revelou que o Facebook possuía 36 milhões de usuários mensais, contra 34,4 milhões do Orkut. Em fevereiro de 2014, o Experian Hitwise colocou o Orkut somente na sétima posição do ranking de redes sociais, considerando 0,64% das visitas e o Facebook liderando com 68% das visitas.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias