Publicado em: quarta-feira, 13/06/2012

Operadoras dizem que tecnologia 4G estará disponível para usuários de alta renda

No período de um ano, o serviço de tecnologia 4G deverá começar a ficar disponível no nosso país. Porém, essa ativação do serviço deverá beneficiar os usuários da internet 3G.

De acordo com as empresas de telefonia, os usuários que têm alta renda deverão abandonar o serviço 3G e migrar para o 4G. Assim, os pacotes de internet 3G deverão ficar mais baratos e mais acessíveis para a maioria da população.

A diminuição dos preços dos pacotes de internet 3G seria uma maneira encontrada pelas empresas de telefonia móvel para aumentar o número de clientes que usam tanto os serviços de voz, como de internet e aumentar a sua renda, podendo assim fazer os investimentos necessários para disponibilizar a internet 4G no país.

De acordo com as operadoras de telefonia móvel, a previsão é de que nos três primeiros anos que a internet 4G for ativada em nosso país apenas os clientes de alta renda deverão utilizar a nova tecnologia. Isso aconteceria devido ao alto preço dos aparelhos que utilizam essa tecnologia e também dos custos para adquirir um pacote de dados do novo serviço.

Carlos Zenteno, presidente da Claro, disse em entrevista que os modens deverão ser mais acessíveis do que os smartphones e tablets com a nova tecnologia. Francisco Valim, presidente da Oi disse que os preços devem ser equivalentes aos que são cobrados em outros países que já contam com essa tecnologia. De acordo com ele, enquanto um smartphone que usa a tecnologia 3G custa em média R$ 1 mil, o que usaria a tecnologia 4G poderia chegar a custar em média R$ 3 mil.

Além disso, a estimativa é de que os preços dos pacotes de dados da tecnologia 4G sejam pelo meno 40% mais caros do que os preços que são praticados para pacotes de dados no 3G.