Publicado em: quinta-feira, 26/04/2012

Operadoras de telefone ficam fora do ar por horas

Na quarta feira (25), os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina sofreram com uma queda da internet e telefonia celular das operadoras Vivo, TIM e GVT. As empresas enviaram notas a um portal de notícias dizendo que o serviço foi reestabelecido por volta das 16 horas.

A situação teria sido causada pelo rompimento de cabos de fibra ótica. A Anatel informou ainda que o rompimento dos cabos ocorreu entre as cidades de Quatro Barras e Campina Grande do Sul, integrantes da região Metropolitana da capital paranaense.

Soluções

De acordo com a GVT, a lentidão e dificuldade de acessar determinadas páginas na internet no serviço de banda larga atrapalhou muita gente, mas foi reestabelecido antes do final da tarde. Um comunicado divulgado pela empresa explicava que o serviço foi afetado após o rompimento de três pontos da rede responsável pela comunicação dos dados para diferentes operadores de telefone e banda larga da região.

A Vivo declarou que perto das 13 horas os usuários de Santa Catarina e do Paraná enfrentaram problemas com o serviço internet 3G. A justificativa seria o rompimento de cabos de fibra ótica contratas por terceiros. A Vivo informou que às 15h40 a situação já estava normalizada.

A TIM também prestou esclarecimentos sobre a situação, afirmando que o rompimento de cabos na rede de transmissão foi o responsável pela falha, que causou problemas nos serviços de dados e voz.