Publicado em: sexta-feira, 14/12/2012

Operadora Claro disponibiliza sinal 4G no Recife

Operadora Claro disponibiliza sinal 4G no RecifeA operadora Claro controlada pela mexicana América Móvil, lançou comercialmente o serviço de telefonia de 4ª geração nesta quinta-feira (13) na cidade de Recife. O 4G vem para oferecer velocidade de conexão de até dez vezes superior ao 3G.

O presidente da empresa, Carlos Zenteno, afirma que a capital nordestina foi escolhida, pois é uma das cidades que tem maiores quantidades de clientes e será sede da Copa das Confederações, que irão ocorrer os dias 15 e 30 de junho de 2013.

Zenteno diz que a meta da empresa é que seja oferecido o 4G até o mês de abril em Fortaleza, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, que também irão sediar o evento pré-Copa do Mundo.

Durante o mês de agosto, a Claro começou a testar a qualidade desta tecnologia em cidades como Campos do Jordão (SP), Búzios (RJ) e Paraty (RJ). Nesta quinta-feira (13), estas cidades também estão comercializando planos de 4G.

O presidente da Claro afirmou ainda que a regulamentação para que sejam instaladas as antenas de telefonia pela cidade tiveram peso na hora da escolha. A operadora diz que instalou 49 antenas na capital pernambucana, o que é suficiente para que 80% dos habitantes do município possam ter acesso à rede.

Hoje no Brasil, os únicos aparelhos que contam com 4G no país são o Motorola RAZR HD e o Samsung Galaxy SIII 4G. Vale lembrar que a tecnologia 4G do iPhone 5 não é compatível com a brasileira. Esta tecnologia da operadora, que foi chamada como 4G Max, vai estar disponibilizada para pacotes e planos com mais de 5GB.

Conforme o cronograma que se estabeleceu durante o leilão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras que conseguiram faixas para que operarem em 4G deverão disponibilizar a nova tecnologia em cidades-sede da Copa das Confederações no mês de abril do ano que vem. Do mesmo modo que as sedes e subsedes da Copa do Mundo devem disponibilizar serviço até o mês de dezembro do ano que vem, conforme aponta o cronograma da Anatel.