sexta-feira, abril 19, 2024
HomeEconomiaONU rebaixa projeção de crecimento do PIB brasileiro em 2012

ONU rebaixa projeção de crecimento do PIB brasileiro em 2012

A Organização das Nações Unidas (ONU) publicou nesta terça-feira (17) suas expectativas para a economia mundial neste amo. Em sua avaliação, e expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro ficou em apenas 2,7%. Em sua ultima avaliação, divulgada em junho de 2011, a projeção de crescimento era de 5,3%.

A estimativa de crescimento do ano de 2011 também foi rebaixado, de 5,1% para 3,7%. Já para o ano de 2013, a ONU projeta que o crescimento fique em 3,8%. Em uma avaliação mais ampla, a América do Sul deve crescer 3,6% neste ano e 4,5% em 2013.

Além do rebaixamento do Brasil, a ONU também diminuiu a projeção de outras economias mundiais em relação a última avaliação de junho. O PIB mundial deve ser de 2,6%, enquanto em junho de 2011 a projeção era de 3,6%. Para o ano de 2013, deve ficar em 3,2%.

“Depois de dois anos de uma recuperação fraca e desequilibrada da crise financeira global, a economia mundial está à beira de mais uma importante contração”, disse em anuncio oficial. “Os riscos de uma recessão de duplo mergulho aumentaram”. A ONU ainda comentou que a expectativa de crescimento deve ficar abaixo da necessária para que os países consigam enfrentar a crise mundial e conseguir gerar novos empregos, que deve fazer com que a expansão do PIB seja influenciada de forma negativa nas economias em crescimento.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias