Publicado em: terça-feira, 28/08/2012

ONU estima que refugiados na Turquia podem chegar a 200 mil

ONU estima que refugiados na Turquia podem chegar a 200 milNesta terça-feira (27), a agência de refugiados nas Nações Unidas (ONU), afirmou que o número de sírios que fugiram para a Turquia pode atingir a marca de 200 mil pessoas com a intensificação dos conflitos. A ONU afirma também que outros sírios ainda podem fugir para a Jordânia em decorrência dos massacres cada mais profundos no país.

Melissa Fleming, que representa o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, a ACNUR, afirmou em uma entrevista coletiva que o número de pessoas que chegam por dia nas últimas semanas é de cinco mil, sendo que antes aproximadamente 500 pessoas chegavam diariamente. Crianças sem a companhia de adultos também estão aparecendo cada vez mais nos campos dos fugitivos da Síria.

Ataques

De acordo com os refugiados advindos de Deraa, estão acontecendo bombardeios através de morteiros e aviões. A porta-voz Sybella Wilkes afirmou para a agência Reuters que a ONU já está trabalhando com o governo da Turquia para a realização de novos planos para abrigar tantas pessoas. Pelo menos cinco campos de refugiados estão sendo construídos para os novos sírios, sendo que já existem nove.

As autoridades da Turquia estão buscando auxílio na ACNUR e também em outras organizações para darem conta dos refugiados. Fleming afirmou que o governo turco não irá impedir a entrada dos refugiados da síria no país. Na segunda-feira, o ministro das Relações Exteriores turco, Ahmet Davutoglu, solicitou que outros países possam ajudar com os refugiados.