Publicado em: terça-feira, 23/10/2012

Onix é apresentado pela Chevrolet e é modelo de aposta contra Gol e HB20

OnixPela primeira vez, a Chevrolet mostrou o compacto Onix, a maior aposta da montada para brigar no mercado brasileira com os líderes populares Gol, Fiat Palio, Renault Sandero, Nissan March, Ford Fiesta e agora também as duas novidades: Toyota Etios e Hyundai HB20. O Onix será o substituto do Corsa, que só terá o preço revelado durante o salão do automóvel de São Paulo hoje. Entretanto, executivos no evento chegaram a adiantar que o novo modelo deverá custar R$ 30 mil, produzido pela fábrica sediada no Rio Grande do Sul, na cidade de Gravataí.

Foi a equipe de engenharia e design no Brasil que desenvolveu completamente e novo modelo, com a promessa de já estar disponível aos consumidores até o final de novembro. Detalhes das especificações do automóvel ainda não foram liberadas, mas a Chevrolet confirmou que ele contará com uma central de informações MyLink, possibilitando a conexão de smartphones ao console central de LCD, contando ainda com motor 1.01 e 1.41 com opcional transmissão automática de seis marchas, como os modelos Cruze e Sonic.

A maior esperança da GM na tentativa de emplacar um grande sucesso no país é o Onix. Esta aposta ficou evidenciada na presença e nas palavras dos executivos no evento realizado para a imprensa brasileira e América Latina. Dan Akerson, presidente global da General Motors, a expectativa é que os consumidores se apaixonem a primeira vista pelo novo modelo. Ele ainda afirmou que o carro foi pensado para a classe média dos países emergentes. O projeto brasileiro deve ainda ser levado para outros mercados.

O presidente da GM para a América Latina, Jaime Ardila, revelou na ocasião um sentimento de dever cumprido com o lançamento deste modelo exclusivo do Brasil. Ele afirmou que a linha estava defasada e com o Onix, a promessa de renovar o portfólio se cumpriu, com um investimento de R$ 5 bilhões desde 2008. Entre esta renovação, o Onix é o mais importante e promete mudar o segmento de compactos. O presidente ainda chegou a afirmar que o lançamento é o mais importante desde o Corsa, ocorrido em 1996.

Para exibir a potência do motor do novo modelo a Chevrolet realizou uma apresentação com um protótipo, bem mais barulhento do modelo, fazendo-o tocar o Hino Nacional do Brasil. A marca contará ainda com apresentações de Maria Gadú, Ana Carolina e Toni Garrido no Salão de São Paulo. Outra novidade será a nova TrailBlazer, que deve entrar no mercado de disputa de SUVs de alto padrão.